Nós da Florestana Construções e Serviços temos muito orgulho de desenvolver projetos que colocam a responsabilidade ambiental e a preservação dos biomas como peça fundamental – esse é um dos nossos objetivos como empresa e como cidadãos. Assim, é com imensa felicidade que apresentamos o avanço do nosso projeto de reuso racional de água nos rios Piancó e Piranhas-Açu no Rio Grande do Norte, fruto da nossa parceria com a Petrobras.

Em um cenário de escassez hídrica, a discussão sobre reúso de água no Brasil está sendo impulsionada pela necessidade de melhorar a disponibilidade de acesso à água, principalmente no Nordeste e nos grandes centros urbanos brasileiros. O projeto-piloto que a Florestana está implementando nas proximidades da Usina Termelétrica do Vale do Açu, que integra o parque termelétrico da Petrobras, visa captar água efluente dos sistemas de esgoto, que seriam lançados nos rios, e tratá-la para uso na agricultura local, garantindo assim não só o mais racional dos recursos hídricos como a subsistência da economia local com uma oferta constante de água.

Vale lembrar que a região se encontra no chamado polígono das secas, reconhecida por estar sujeita a repetidas crises de prolongamento de estiagens e alvo de inúmeros projetos do poder público há quase um século. Nosso projeto de reuso racional da água não apenas garante a redução do desperdício de um recurso tão valioso, mas também mitiga as consequências que a seca causa na região, abrindo possibilidades de um futuro ecologicamente sustentável para a região.